Criei essa tag, Meus Escritores Favoritos, e vou postar toda semana sobre algum dos milhares escritores que eu amo e que me inspiram a cada palavra escrita. Comecei com a Clarice porque me identifico muito com ela e sou apaixonada por sua forma de escrever, criar histórias, pensamentos e teorias.

Sobre Clarice:

Clarice era muito mais do que grande parte das pessoas pensa. Ela era escritora, jornalista, cronista, entre tantas outras coisas que realizou com um enorme talento. 

Poucos sabem, mas Clarice não nasceu no Brasil, apesar de se considerar brasileira de fato, nasceu na Ucrânia, mas veio para cá ainda bebe.

A sua forma de lidar com as palavras, de mexer com o psicológico, suas famosas epifanias e lições dadas em cada texto, me encantam e me inspiram demais.

Frases marcantes:

Muitas frases ditas ou escritas pela Clarice me tocaram demais. Não aquelas compartilhadas em facebook ou whatsapp, que, geralmente, nem são, de fato, dela. Separei algumas das minhas preferidas:

Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada.

Dizem que a vida é para quem sabe viver, mas ninguém nasce pronto. A vida é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender.

Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós.

Todas as manhãs ela deixa os sonhos na cama, acorda e põe sua roupa de viver.

 

Livros preferidos:

  1. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres: o primeiro livro que eu li da Clarice, e o meu preferido. Despertei um amor enorme pela autora após ler a história de Lóri e Ulisses.
  2. A paixão segundo GH: um dos mais conhecidos da Clarice, e meu segundo preferido. A história se desenvolve de uma forma incrível e ao mesmo tempo “maluca”. É o tipo de narrativa característica de Clarice Lispector.
  3. Crônicas de amor e amizade: sou apaixonada por crônicas, principalmente as da Clarice. Esse livro reune textos lindos, criativos e envolventes que, com toda certeza, me inspiraram muito.
  4. Todos os contos: quando eu bati o olho nesse livro na Saraiva quase caí pra trás. São TODOS os contos da Clarice, TODOS. E essa capa? Simplesmente o livro mais lindo que eu já vi

 

Eu poderia escrever um livro citando todas as característica da Clarice que me encantam, mas deixei aqui só os essenciais mesmo. Espero fazer todos vocês se apaixonarem também.

Comments Closed