Resenha literária: Uma história de verão – Pam Gonçalves

Sinopse:

É o último verão de Analu perto de casa antes da faculdade. Entre a dificuldade de se entender com seus pais, que queriam que ela cursasse Direito e não Cinema, e as persistentes comparações com seu irmão gêmeo, André Luiz, o grande exemplo de filho que faz tudo para agradar, a garota está cansada de tanta hipocrisia e da cobrança de todos e só quer aproveitar suas férias com os amigos. O lugar é lindo, o clima está ideal e não faltam lembranças em cada cantinho da praia. Pena que nem todas são boas: a primeira decepção amorosa e grande paixão de Ana Luísa, Murilo, está de volta com o sorriso cafajeste de sempre e novas promessas. De um lado, o futuro em uma nova e incrível cidade, São Paulo; do outro, os amigos, a família e um amor traiçoeiro que ao mesmo tempo machuca e envolve.
Ficção / Jovem adulto / Literatura Brasileira / Romance. 296 páginas.

 

Uma história de verão é, na verdade, a história de Analu, uma menina jovem, recém saída do ensino médio que precisa lidar com a divergência entre seus sonhos e os de seus pais.

Sua mãe sempre a forçou a estudar Direito, curso dos seus sonhos, mas que não pôde ser concluído, uma vez que a mãe de Analu, Marta, engravidou dela e de seu irmão gêmeo, Andre Luis, ainda jovem.

A questão é que Analu nunca quis estudar Direito, por isso, secretamente, colocou como opção no SISU o seu verdadeiro sonho: cinema!

Obviamente, passar no curso dos seus sonhos deveria ser um grande motivo de alegria, mas, para Analu, se torna um tormento a partir do momento em que precisa contar a notícia para seus pais. Sua mãe, mesmo que frustrada a princípio, com o passar do tempo a compreende, já seu pai, a grande decepção da vida de Analu, rompe relações com a menina.

Como a faculdade é em São Paulo e Analu mora em Tubarão – SC, logo se vê feliz: vai se livrar do convívio com uma família tóxica e conquistar sua independência. Mas ainda é verão e ela ainda tem uma semana de férias pela frente.

Coincidência ou não, Analu vai passar o restinho de suas férias na Praia do Rosa, mesmo lugar em que começou e terminou uma grande paixão do passado, mesmo lugar em que teve uma decepção amorosa com Murilo.

Entre reencontros, novos encontros e a necessidade de amadurecer com a mudança de estado, Analu tem uma história de verão realmente inesquecível.

Minha opinião:

Confesso que estou cada vez mais apaixonada pela escrita da Pam Gonçalves, sério. Recentemente li Turma da Mônica, uma viagem inesperada (confira a resenha aqui) no qual a escritora fez a história de Denise e, agora, terminei “Uma história de verão” que foi surpreendente pra mim, de uma maneira totalmente positiva. A princípio, julguei que o livro seria mais um desses bobos, mais um romance bem clichezão, sabe? Mas eu estava enganada! O livro trata de assuntos super importantes: a pressão familiar, os problemas que eles causam, a decepção amorosa, o dilema da fase adulta da vida. Mas, mesmo assim, traz uma escrita leve, de fácil compreensão e viciante, você não consegue parar até terminar tudo. É totalmente diferente de tudo que eu já li. E, pode ter certeza, o final não será nada clichê!

Compre aqui

 

Comments Closed

Comentários estão fechados.