Resenha literária: Boneco de neve, Jo Nesbo

Sinopse: No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente.
Ficção / Literatura Estrangeira, 417 páginas

 

Boneco de Neve faz parte de uma séries de livros sobre o inspetor Harry Hole, sendo o sétimo deles. Mas calma, dá sim pra entender sem ter lido os outros, eu, por exemplo, nunca li nenhum outro e consegui ler perfeitamente o Boneco de Neve.

A narrativa é em terceira pessoa, o que te faz ter certa distancia dos personagens, como se estivesse olhando de fora, mas, apesar disso, conseguindo saber alguns pensamentos e desejos deles, já que o narrador é onisciente e deixa transparecer alguns sentimentos principalmente de Harry Hole, o protagonista policial.

A história não é linear, ou seja, alguns capítulos se passam em anos diferentes e isso muda, muitas vezes, de uma hora pra outra. Confesso que fiquei um pouco confusa no começo, tive que reler algumas páginas para conseguir entender perfeitamente todas as conexões entre esses diferentes tempos.

O suspense feito pelo autor é impecável, jamais tinha lido um livro que me prendesse dessa forma. A cada capítulo o narrador te faz pensar uma coisa, pra no outro mudar de ideia e, assim, ir te levando até o final e descobrir, junto de Harry Hole, o real personagem por trás do assassino em série, o Boneco de Neve. Ah, sim, o Boneco de Neve é um serial killer que tem como principal alvo mulheres casadas e com filhos, algo a princípio um pouco confuso, né? Mas o desenrolar da história consegue até mesmo nos explicar o motivo por trás de tamanha monstruosidade nesses assassinatos.

O que mais me impressionou no livro foi o encaixe perfeito entre todos os capítulos, tudo se conecta. Desde o primeiro até o último, você solta suspiros de “ahhh agora eu entendi porque aconteceu isso em tal capítulo” (pelo menos eu soltei né hahahaha). Jo Nesbo pensou em cada partezinha escrita no livro, do início ao fim, sem deixar qualquer parte solta, desconexa.

Boneco de Neve me encantou, apesar de não ser muito fã de livros de suspense, assassinato e essas coisas do gênero, já me deu uma vontade enorme de ler outros.

O filme

Pra incluir mais um motivo pra você ler esse livro MARAVILHOSO, vai lançar o filme baseado nele – dia 23 de novembro que, no caso, é HOJE – e eu vou deixar o trailer aqui embaixo só pra você saber que eu não falei mentira quando disse que é, pela milésima vez, MARAVILHOSO!!!

1 comentário
  1. Thalita Diz

    *SPOILERRRRR*
    Terminei o livro hoje e confesso que não entendi o cara do mofo no final…
    Já procurei em tudo quanto é lugar e não encontro uma explicação.
    Por favor, explica?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.