Textos e resenhas literárias

Resenha literária: Os 12 signos de Valentina, Ray Tavares

Sinopse: Isadora é ariana e seu ex namorado pisciano… Inferno astral! Em busca da combinação astrológica perfeita, ela cria um blog para relatar suas experiências. Isadora descobriu da pior forma possível que o namorado a traíra. E com sua melhor amiga, ainda por cima! A estudante de jornalismo entra numa fossa sem fim. Sem nenhum estágio à vista, ela se afoga em filmes feitos para chorar, pizza e em sua mais nova obsessão: stalkear o perfil do ex namorado no Facebook. Até descobrir exatamente o que deu errado entre ela e Lucas: seus signos são incompatíveis. Basta encontrar um rapaz de libra e seu mundo entrará nos eixos novamente. Com a nova obsessão e a desculpa do trabalho final de jornalismo online, uma reportagem investigativa sob um pseudônimo, Isadora une o útil ao agradável e cria um blog para relatar a experiência: Os 12 signos de Valentina. Já que precisa encontrar o libriano perfeito, por que não aproveita e experimenta os outros signos do zodíaco para ter certeza mesmo?

Ficção / Infantojuvenil / Literatura Brasileira / Romance

392 páginas

Classificação: 5/5

Férias, sua linda, muito obrigada por me deixar ler tantos livros e liberar resenhas toda hora no meu blog <3

Comprei o livro “Os 12 signos de Valentina” na bienal, mas só consegui ler agora, acredita? Pois é, e, quanto mais eu lia, mais eu me arrependia de NÃO TER LIDO ANTES!!! Gente, sério. Que livro. QUE livro.

A história é a seguinte: Isadora namora Lucas há seis longos anos e acreditava ter encontrado o grande amor da sua vida. Isso tudo até o dia do seu aniversário de 22 anos, quando descobre – de uma maneira não muito legal porque convenhamos né, descobrir um chifre bem no dia do seu aniversário ninguém merece – a traição de Lucas com a sua amiga da faculdade, Amanda. A partir daí Isadora se vê num mar de tristeza sem fim, jogada na cama, stalkeando o ex, ouvindo Adele e sofrendo sem parar.

Tudo muda quando Marina, sua prima e melhor amiga, arrasta Isadora pra uma festa junto de seu namorado, Rodrigo, e é lá que ela conhece duas pessoas que vão mudar sua vida: Marisa e Andrei. Mas, calma aí, não quero dar spoilers então vou falar apenas sobre Marisa! Depois de ficar bêbada e se perder de todo mundo, Isa conhece Marisa, a moça da faxina, no banheiro da balada. Após contar toda a sua desilusão amorosa com Lucas para a moça que acabou de conhecer, Isa recebe uma luz da mulher entendida do mundo do zodíaco: seu namoro não deu certo e foi por causa dos signos! Lucas era pisciano e Isadora ariana: Peixes é o inferno astral de Áries.

Ao contar isso tudo para Marina, sua prima lhe dá uma ideia: ficar com todos os signos do zodíaco até achar o seu libriano perfeito! Depois de estranhar um pouco a ideia, Isa resolve colocá-la em prática e cria o blog “Os doze signos de Valentina”, que, além disso, seria também o seu projeto para um trabalho de jornalismo online. Valentina é seu pseudônimo, já que o professor pediu que todos os alunos permanecessem anônimos em seus trabalhos. E a história se desenvolve a partir daí, com muitas piadas que me fizeram chorar de tanto rir!

Minha opinião: Foi um dos melhores, senão o melhor, livro nacional que eu li em 2017. Talvez de todos os anos. Cara! Ray Tavares escreve de uma forma que eu nunca havia visto antes. Ela é engraçada, leve, divertida e sabe desenvolver toda a história de uma forma que eu, honestamente, gostaria de saber desenvolver também! (Admiração de uma pseudo escritora). Os personagens tem vida própria e eu me apaixonei por cada um deles, principalmente por Andrei, ah, quem não se apaixonaria por Andrei? Sem mais delongas, “Os 12 signos de Valentina” é uma obra incrível, bem escrita, super engraçada e apaixonante! Seu único defeito? É acabar!

Comments Closed

Comentários estão fechados.