Textos e resenhas literárias

Resenha literária: Antes de tudo acabar, Mary C. Müller

Sinopse: Rafael nunca foi de se encaixar em padrões. Deslocado e sem muita perspectiva de vida, ele cuida da mãe alcoólatra enquanto precisa lidar com a paixão platônica pela melhor amiga, Anne, e com os percalços causados por um pai ausente. Acostumado desde sempre a fazer tudo com Anne, ele agora tem de aceitar que ela arrumou um namorado… e justo uma das últimas pessoas que ele gostaria de ver com a amiga. Como se não bastasse, ele também precisa se entender com o pai, que resolveu voltar a procurá-lo com uma surpresa: a filha que teve com a amante. E, em meio a esse turbilhão de acontecimentos, chega Kaori, a nova aluna da turma. Com ela, as coisas começam a mudar na vida de Rafael, e o que era só amizade pode acabar se tornando algo mais.

Ficção / Infantojuvenil / Jovem adulto / Literatura Brasileira / Romance

Nota: 5/5

Rafael é um menino solitário, o pai o abandonou para morar com a amante e, por conta disso, sua mãe se afogou em tristeza, até tornar-se alcoólatra. Pegando para si todas as responsabilidades de casa, além de cuidar da sua mãe e estudar, a única pessoa que consegue dar um pouco de felicidade a Rafael é a sua melhor amiga, Anne. Eles se conhecem desde pequenos, matam aula juntos, escutam músicas juntos, fazem tudo juntos. Menos se apaixonar. Rafael se apaixonou por Anne sozinho, mas guarda esse segredo a sete chaves, para não estragar sua amizade.

Só que tudo começa a mudar quando Anne aparece com um namorado. Ok, não haveria tanto problema se ele fosse um cara legal, mas não, Michael é um cara abusivo e machista e faz de tudo para Anne se afastar de Rafael. Anne, que já possui histórico de abuso em casa – ela é espancada pelo pai desde pequena – rompe laços com Rafa e começa a sofrer na mão de Michael.

Não bastasse perder sua melhor amiga, Rafael precisa lidar com a volta do pai em sua vida. Ele já não tem mais sua amiga para aconselhá-lo e terá de tomar suas decisões sozinho.

Quando tudo parece só piorar, Rafa conhece Kaori, a aluna nova da escola. Ela é uma menina tímida, gosta das mesmas músicas que ele, e vai conquistando sua amizade. Ela é uma menina inteligente e carinhosa, faz de tudo para abrir os olhos de Rafa para o quanto Anne estava sofrendo e precisando de ajuda. Kaori consegue realinhar os pedacinhos quebrados do coração de Rafael e vai ajudá-lo a sair dessa grande nuvem de tristeza que sua vida se tornou.

Minha opinião: A obra trata de assuntos completamente importantes: alcoolismo, abandono parental, abuso psicológico, violência doméstica, depressão e homofobia. Sim, isso tudo num só livro. Mas não fica pesado, sabe? A autora conseguiu abordar todos esses temas de uma forma leve, encaixando todos eles e resolvendo todos eles.

É um livro bem triste, mas você vai conseguir rir em algumas páginas e até se divertir com as aventuras de Rafa. Ele é narrado em primeira pessoa, pelo próprio Rafael, por isso conseguimos perceber tudo através de sua própria perspectiva e sentir todas as suas tristezas e inseguranças.

O livro ensina muitas coisas que eu considero importantes. Ele ensina que alguns amigos podem te machucar, mas, algumas vezes, quem precisa de ajuda são eles. E você precisa estar lá, engolir seu orgulho e estender a mão. Ensina também que precisamos ser pais dos nossos pais, vez ou outra, porque eles também possuem suas fraquezas. Acima de tudo, o livro ensina a perdoar, a lidar com seus problemas, um dia após o outro, porque tudo pode ficar bem no final. E fica.

Para comprar: Saraiva

Comments Closed

2 Comentários
  1. Mary Diz

    Muito obrigada pela resenha! Achei linda! ^__^

    Fico muito feliz que você tenha gostado do livro! <3

    1. Bruna Frotté Diz

      meu deus! não acredito que você leu! Parabéns pelo livro maravilhoso, já quero ler os próximos <3

Comentários estão fechados.