Textos e resenhas literárias

Garota, o jogo continua

Garota, você entende de futebol? A vida e nosso coração funcionam como se fossem uma partida. Num jogo comum, ela dura 90 minutos, mas na vida, nós não sabemos quanto tempo temos para marcar aquele gol e vencer a partida. E vou te contar um spoiler: sempre seu time vai ganhar. 

Entramos em campo, preparados. Fazemos o sinal da cruz e agradecemos. Juiz apita e que comece a partida. A gente vai pro ataque, a gente corre atrás da bola. Na vida, a gente entra com sede de vitória, corre atrás de quem a gente quer e luta para conquistar quem a gente bota na cabeça que é nosso amor. A gente cabeceia, chuta pro gol, bola fora e até que finalmente sai o gol. Comemoramos, fazemos dancinha e sorrimos. Finalmente. Mas a vitória ainda não chegou. Calma. Tem jogo pela frente. 

Continuamos tentando, errando, chutando bola fora, mas a vitória está perto e é como se tudo tivesse dado certo. Mas aí vem o imprevisto, você recebe um carrinho — é quando o jogador chega deslizando com as duas pernas por trás do outro jogador e o derruba — e cai no campo. Foi uma falta. Agora vai entregar o jogo? Não. Você vai continuar em campo. Juiz vem e dá um cartão amarelo para ele, mas ele merecia um vermelho. Poxa, você se machucou, hora de expulsar. 

E garota, a vida também é assim. A gente está ali amando, vivendo um amor lindo e de repente, tudo acaba. A outra pessoa te machuca, machuca seu coração e você cai em campo. Mas invés de dar cartão amarelo e deixar ele no jogo, é hora de expulsar. Tirar ele da sua vida de uma vez por todas. Não dá para continuar mais com quem só te machuca. Quem te machucou uma vez, te machuca repetidamente até que você expulse.

Cartão vermelho para o outro, levanta e segue o jogo. Recomeça de onde parou e chuta. Ainda tem tanto jogo pela frente, tanto gol para ser feito. E se machucar feio, sai um pouco do jogo, cura essa ferida, bebe uma água e volta. Com aquela mesma sede de vitória de lá do começo do jogo. E não esquece de se benzer, porque quando você se recompor a torcida adversária vai torcer contra, mas quem tem Deus, tem a vitória.

Brilha no campo e se você der chutes a gol e por acaso não acertar nenhum, tudo bem. Você pelo menos está ali, em campo, jogando. Nunca entregue os pontos, se dê por vencido. A vida é assim, garota. A gente cai e levanta, erra, faz falta no outro e às vezes nem é por querer. Por vezes, nossa partida vai ficando vazia. Jogadores vão indo embora, indo para outras partidas, dá um desespero e a gente pensa que vai acabar a partida sozinhos. Ah, mas não vai não garota. Substitua quem quis ir embora. Sempre vai ter um jogador melhor, um artilheiro que vai fazer aquele gol de placa na sua vida. E aí? Aí você vai ter prazer de jogar lado a lado, porque ele não vai ser seu adversário, vai ser seu parceiro no campo.

Com essa nova estrela no seu time, te garanto que a partida está ganha. Sério. Demora. Você vai testando jogadores, vai percebendo que estão no seu time, mas não são aquilo que ele precisa e até que finalmente, chega um Neymar e pronto. Escalar outros jogadores já não tem necessidade. Eu sei que agora você está sentada no banco e olhando pro campo sem saber se volta. Então amarra as chuteiras, prepara o uniforme e volta pro jogo. Tem muito tempo pela frente. Seja sua melhor torcida, vai com Deus e segue o jogo.

Comments Closed

1 comentário
  1. Maria Silva Diz

    Perfeito conteudo desse site!! Otimo artigo e de facil entendimento muito obrigada!!

Comentários estão fechados.