Textos e resenhas literárias

Empodere-se todos os dias

Estava pensando em como colocar em palavras o quanto os últimos dias significaram para mim, o quanto dias tão simples puderam acionar em mim algo que eu nunca imaginei que pudesse ter. 2017 foi longe de ser um ano fácil, perdemos pessoas que amávamos, dores nos arrastaram, sentimo-nos fracos em certos momentos e até pensamos que estávamos prestes a cair. 2018 me trouxe a superação de tudo que me machucou em em 2017, trouxe-me entendimento de que se partiu não era para ficar.

Para quê nos importar com o que pensam de negativo sobre nós? Com o que as más línguas falam? Sendo que muitas vezes a maioria nem se deu ao trabalho de te conhecer. Preocupe-se com aquilo que te impulsionará para frente, que te fará uma pessoa melhor, preocupe-se com críticas construtivas, com as pessoas que de fato querem seu bem. O resto só quer te ver por baixo. Por que parar sua vida por quem quer estar fora dela? Por quem fez uma escolha e preferiu partir? Por que mudar seus planos por alguém que nunca sequer mudaria algo por você? Muitas vezes nossa felicidade está em soltar certas pessoas, para que outras melhores possam ocupar nosso coração. Não é substituir, mas é permitir que uma pessoa te acrescente de uma forma que outra pessoa não poderia mais acrescentar. E foi num dia de paz que eu soltei tudo, foi num banho de chuva que toda aquela dor escorreu.

Precisamos nos perdoar acima de tudo, precisamos entender nossos limites e respeitá-los. Toda solidão, toda a dor, elas podem ainda estar ali, mas você precisa compreender que nada na vida é por acaso, que a dor te subirá e que a solidão te fará entender que você nunca está sozinho, você tem a si mesmo, e quando finalmente encontrar pessoas dispostas a estarem na sua vida, que você lute por elas. Você não é idiota por acreditar nos outros, você não é inocente por ainda ver bondade, você só é um ser crescendo e que antes de mais nada e acima de tudo deixa prevalecer no seu coração o amor e a esperança. Se os outros não valorizam teu amor, saiba que independente de tudo você precisa ser alguém bom, parta, mas não se torne aquilo que você despreza.

Aprenda o significado de reciprocidade, procure relações que tenham isso e quando pessoas a sua volta não souberem valorizar sua presença, não regride por orgulho ou vingança. Seja uma pessoa boa em meio à dores e guerras. Você pode não mudar o mundo do dia para a noite, mas você é capaz de mudar e influenciar a vida de algumas pessoas, use sua energia para coisas boas. Não tenha medo de arriscar, nunca. Muito melhor se arrepender pelo que fez, do que viver sempre se perguntando como seria se tivesse feito. Um passo, mesmo que errado, nunca é em vão. Agora quando se continua parado, não se pode ir a nenhum lugar. Erros são lições, aprendizados, amadurecimento. Mas as coisas são muito mais complicadas quando se machuca alguém.

Tenha sempre empatia e sempre se coloque no lugar das outras pessoas. Amores não se encontram na esquina, não existe amor à primeira vista, existe atração. Não se pode amar alguém que não conhece. Não ache que só por ter sentido atração, ou por ter se identificado com alguém, você pode se jogar na relação sem medo, precisamos ser cautelosos quando o assunto é nosso coração e o dos outros. Tudo precisa de calma, se vem na pressa, vai na pressa. Tudo isso eu entendi enquanto a água fria caía, muitas vezes a paz chega de formas inimagináveis, às vezes passamos meses a procurando e a encontramos bem ali pertinho de nós. Paz foi entender que somos seres humanos em constante evolução e eu evolui, paz foi me perdoar de tudo e compreender que nenhum mal que me fizeram eu mereci, mas foi essencial para me ver do jeito que sou hoje.

Ver tudo que viu até hoje e sentir tudo que sentiu até hoje, pode te fazer entender que você não merece uma amizade de única mão, um amor meio bosta, um trabalho esgotante, um corpo que não consegue se aceitar. Tudo isso te fez ver que você é lindo assim, que você cresceu, que você é magnético, que você é perfeito do seu jeito. Se orgulhe de cada passo que você consegue dar, mesmo que sejam mínimos. Empodere-se todos os dias e tudo ficará mais leve.

Comments Closed

2 Comentários
  1. Yara Diz

    Uau 👏

  2. Yara Diz

    Uau👏

Comentários estão fechados.