Textos e resenhas literárias

Nenhuma garota é uma garota qualquer

0

Outro dia, enquanto lia um livro, dei de cara com uma frase que parece comum, praticamente todo mundo diz, mas me incomoda bastante. “Eu amo Fulana porque ela não é uma garota qualquer.” Tá, mas quem é? Não somos todos únicos e importantes?

O alvo de seu amor é sim uma pessoa especial, mas isso não quer dizer que as outras não sejam. Todo mundo é importante pra alguém, todo mundo tem seu lugar nesse universo tão grande. Todo mundo tem um brilho interno. Todo mundo é alguém. Ninguém é descartável, ninguém é “um qualquer”.

E é claro, toda garota é diferente, é única. Toda garota vai amar e ser amada. Mas nem toda garota vai querer amar e ser amada. Toda garota vale a pena. Toda garota merece respeito. Toda garota é linda, a sua maneira, de várias maneiras. Seja magra, gorda, negra, branca, loira, morena, ruiva. Recatada e do lar ou desbocada e do bar. Romântica ou desapegada. De humanas ou de exatas.

Não existe esse discurso clichê e chato de “eu me apaixonei por ela porque ela não é uma garota qualquer”. Isso não deveria ser motivo, né? É óbvio que a pessoa pela qual você se apaixonou não é uma PESSOA qualquer. Ela é o centro do seu mundo, dos seus sonhos, do seu pensamento, da sua atenção, do seu amor. 

Que fique bem claro que isso não é uma problematização, é só um desconforto. Uma ausência de sentido. Não enxergo sentido nessa frase. Não enxergo amor. Porque amar é admirar, é querer ver feliz. Amar é gostar dos defeitos e das qualidades. Amar é ver um toque especial, um brilho, uma magia. O amor faz bem pra todo mundo, nunca mal. O amor não é uma competição. Não se trata de amar alguém por ser melhor que um outro alguém. 

Eu não quero privar ninguém de se declarar com bem entenda. A vida é sua, se quiser dizer, diga. Mas não tente elogiar alguém diminuindo os outros. Elogie alguém pelas suas próprias qualidades, sonhos, desejos. Elogie ela pelas suas peculiaridades, pelo seu jeitinho de acordar de manhã, pela cor dos seus olhos, pelo seu jeito único de ser quem é. 

Não se engane: você é sim especial, você brilha, você não é uma pessoa qualquer. Mas isso ninguém nem precisava dizer, nem pra você nem pra ninguém.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.